Trabalho multifacetado, singularidade exemplar: empresária de sucesso na revenda de combustíveis é prova de que as mulheres podem e devem

Trabalho multifacetado, singularidade exemplar: empresária de sucesso na revenda de combustíveis é prova de que as mulheres podem e devem

“Caráter, coragem, determinação e gostar de si”. Dessa forma, a empresária Gilza Peixoto, que está há mais de 40 anos no ramo da revenda de combustíveis, descreveu o que considera como as atribuições de uma gestora de sucesso.

Sua trajetória se assemelha a de muitas outras mulheres que conseguiram se sobrepor a barreiras históricas e ocupar lugares e atividades majoritariamente atreladas a homens. É ela e elas que queremos homenagear hoje.

Natural de Itabaiana, Dona Gilza, como é conhecida, viu o pai erguer seu primeiro posto de combustíveis na cidade de Frei Paulo. A empresária que acumula formações em Direito, Administração e Design de Interiores, e hoje é a proprietária de um posto, já foi a menina que, junto ao irmão, acompanhou com admiração o trabalho de revenda.

“E isso foi muito bom, deu muita experiência, foi muito confortante. E desde pequenininhos, a gente começou lá no posto e foi crescendo e crescendo. Graças a Deus, a gente tem esse patrimônio. Meu pai é raiz de tudo, e a gente só vem mantendo o trabalho até hoje. O primeiro posto de combustível que a gente teve foi em Frei Paulo. E de lá pra cá, a gente veio, comprou aqui um posto em Aracaju, e estamos aqui na Praça da Bandeira desde 2004”, contou.

A centelha acendida no ambiente familiar só pôde ser mantida por conta da dedicação de Gilza, é claro. Se hoje sua face multifacetada se lança ao empresariado, maternidade e cuidado consigo mesma, a atenção aos negócios e a formação profissional eram seus focos quando mais nova.

Ainda adolescente, ela já começava a mostrar que o esforço e a dedicação eram intrínsecos e apontavam para um rumo empresarial.

“Eu sempre fiz parte da administração do posto, porque desde muito cedo, aos 16 anos, eu já era técnica em contabilidade. Então eu sempre me interessei nos estudos, desde cedo eu sempre estava na retaguarda com relação à contabilidade do posto”, disse Gilza.

A atividade de revenda em postos de combustíveis ela descreve como dinâmica e desafiadora. Sua capacidade de desempenhar um papel crucial na gestão do negócio, em suas palavras, envolve a tomada de decisões estratégicas, respeito a regulamentações e a supervisão de funcionários.

“Para a mulher, em especial, lidar com questões como flutuações nos preços dos combustíveis, manutenção de equipamentos e atendimento ao cliente é um desafio maior. No entanto, durante boa parte de minha vida, o posto é meu alicerce primordial, além de ser uma base inspiradora”, disse Gilza.

Questionada sobre os atributos que fazem uma boa administradora, ela citou características que considera essenciais, mas tocou nos percalços que podem aparecer pelo caminho e como contorná-los.

“Primeiro, caráter. Hoje, o caráter está sendo manipulado através das redes sociais, a aparência está passando por cima do caráter. Depois, coragem, determinação, e acima de tudo, gostar de si, para não deixar que os outros pisem. Não deixar que essa parte machista que existe até hoje no setor empresarial venha a agredir a aparência da mulher, não só exterior como interior. A mulher na frente, para gerir alguma coisa, precisa ser muito firme para não ser confundida”, completou.

De acordo com Gilza, a família é outro pilar que ajuda a sustentar o patrimônio que mantém e ampliou com muito esforço. A filha, uma mulher maravilhosa, como diz, serve de inspiração para que toque o trabalho de todos os dias.

“Minha filha faz parte do espectro autista, ela nasceu de seis meses e meio e passou nove meses na UTI. Hoje ela tem 21 anos, é maravilhosa, tem sua deficiência, mas é alegria. Quando chego em casa, não tem bronca, sempre tem aquele carinho, sempre tem aquele sorriso, do jeito dela, mas é tudo de bom. A inspiração melhor de todas e tudo de bom na minha vida é minha filha”, afirmou.

Como empresária, ela citou o perfeccionismo e a consideração de mínimos detalhes no trabalho como diferenciais que trazem resultados, mas ressaltou a humanização das relações.

“Não se deve deixar de levar em consideração a parte humanitária, se você trata as pessoas com educação e respeito, em qualquer nível que esteja, você tem sucesso e você tem reciprocidade no trabalho. Eu me orgulho da minha equipe demais, que é uma equipe que já vem de anos, eu tenho funcionário aqui que trabalha comigo desde 2004. Eu não tenho uma equipe que é volátil”, completou.

Dona Gilza também deixou uma mensagem para as mulheres que desejam empreender ou fazer de seu esforço e inteligência um caminho pavimentado para a realização de sonhos.

“As mulheres podem tudo. As mulheres têm muita força, força interior, força para enfrentar qualquer coisa, se assim ela desejar. Se ela for firme e desejar aquilo que acredita, ela consegue. Então não pode deixar pessoas e opiniões alheias influenciar na vida da mulher. A mulher tem que realmente seguir o caminho dela com integridade, com honestidade e força espiritual, que é muito importante, que tudo flui, tudo vai dar tudo certo”, finalizou.

Compartilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *