Sindpese promove reuniões com Procons para explicar como funciona a cadeia de combustíveis e fortalecer o diálogo
O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Sergipe (Sindpese) realizou, na última semana, reuniões com representantes do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Sergipe).
Os encontros tiveram como objetivo fortalecer o diálogo entre o sindicato e os órgãos de defesa do consumidor, além de esclarecer a dinâmica de formação de preços no setor de combustíveis.
O Procon Aracaju foi representado pela coordenadora geral, Elaine Oliveira, e pelo assessor jurídico, Fábio Dantas. No encontro com o Procon Sergipe, o sindicato foi recebido pelo diretor Arthur Santana. Representando o Sindpese, estiveram presentes o presidente José de Faro Rollemberg, o secretário executivo Maurício Cotrim, o 1º secretário Sandro Santos e o assessor jurídico Leandro Vieira.
Durante os encontros, o Sindpese explicou a formação de preços no mercado de combustíveis, enfatizando que ela é influenciada por fatores variáveis, como os custos operacionais, tributos, biocombustíveis e frete, e principalmente sobre a questão do suprimento do produto no estado de Sergipe, que é impactado com reajustes semanais, por parte da maior supridora, a Acelen, refinaria privatizada desde 2022, além do fato de que o revendedor depende inicialmente do repasse das distribuidoras, e estas adotam política de preços independentes.
Outro tema central foi a necessidade de aprimorar os critérios de fiscalização, garantindo que autuações sejam embasadas em dados concretos. Durante as reuniões, os representantes do Sindpese apresentaram informações detalhadas para demonstrar que o setor opera dentro das normas e que as variações de preços refletem a dinâmica do mercado.
A expectativa do sindicato é que esses encontros contribuam para um entendimento mais profundo sobre as especificidades do setor e para uma fiscalização mais justa e transparente.
Deixe um comentário