Manutenção veicular nos postos: comodidade para o cliente e fidelização para a revenda
Oferecer serviços além do abastecimento de combustível tem se mostrado como um movimento crescente na revenda. A troca de óleo, por exemplo, já se consolidou em alguns postos e representa um desejo pela agregação de valor à atividade já exercida.
A manutenção de veículos também é um dos serviços incorporados por alguns revendedores, buscando ampliar a comodidade ao cliente e o estabelecimento de um cronograma regular para verificações.
Para Josenilton Feitosa, gestor de uma rede de postos associados, essa diversificação tem a capacidade de fidelizar o cliente. A identificação de uma oportunidade no mercado, ele conta, deu vida a um centro automotivo instalado dentro dos postos da rede, com o objetivo de oferecer o serviço de manutenção geral de veículos.
“Nós trabalhamos com toda a manutenção de veículos, seja ele da linha leve ou das picapes médias. Nós fazemos os serviços de suspensão, caixa de direção, caixa de marcha e serviços de motor por completo. Se o motor estiver fundido, nós fazemos essa manutenção. O que você encontra em qualquer autocenter, em qualquer concessionária, nós fazemos aqui”, explicou.
Dada a importância da manutenção veicular para garantir a segurança, durabilidade e desempenho do veículo, além da economia a longo prazo, ele acredita no reconhecimento de uma necessidade genuína da clientela, mas ressalta que dever haver a especialização dos colaboradores e transparência no processo.
“Ao verificar ali, ao levantar o capô do veículo e perceber ou verificar na etiqueta que a troca de óleo já está vencida ou o pneu está desgastado, os colaboradores já oferecem. Mas antes de executar qualquer serviço, nós temos a transparência de passar para o cliente, mostrar pra ele, e o cliente autorizando, a gente executa o serviço”, completou.
Em suas palavras, apesar de o ambiente de abastecimento já ter a adesão voluntária de vários consumidores, é preciso pensar em um processo que possa transformá-lo também em um adepto da manutenção nesses locais.
“Você tem inúmeras oportunidades diariamente, porque você já tem o cliente na sua porta. Já tem o cliente no posto, então o nosso trabalho é converter, trazer esse cliente até o nosso centro automotivo. Diferente de um centro automotivo em que você está em uma avenida ou em uma rua, você não tem esse cliente, esse tête-à-tête diariamente com o cliente, então o nosso desafio enquanto posto é transformar as oportunidades que são geradas”, disse ele.
Josenilton também reforça a geração de oportunidades de trabalho viabilizadas pela ampliação dos produtos e serviços nos postos de combustíveis.
“Nós temos os frentistas, nós temos os trocadores de óleo e nós temos os mecânicos, ou seja, nós agregamos serviços e também oportunidades, geramos mais empregos. Um posto que aqui poderia gerar apenas dez frentistas, hoje no complexo eu tenho dez frentistas, tenho três trocadores de óleo e tenho três mecânicos, ou seja, são mais seis oportunidades de trabalho”, finalizou.
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